Prevenção e combate a incêndios: tudo o que você precisa saber

Você já parou para pensar que a prevenção e combate a incêndios vai muito além de ter um ótimo sistema hidráulico ou de sprinklers? Atualmente, grande parte dos acidentes, em residências ou ambientes profissionais, acontece por um descuido pessoal.

A sobrecarga na tomada, que causa um inevitável curto-circuito, a instalação errada de algum equipamento, a ausência da manutenção na parte elétrica, o contato entre itens inflamáveis e faíscas, são apenas alguns dos exemplos de situações comuns ao nosso dia a dia e que podem terminar em tragédia.

Pode parecer mentira, mas o Brasil registra o maior índice do mundo de preocupação com incêndio, segundo pesquisa realizada pela seguradora Zurich, três vezes acima da média global. Ainda assim, os casos de acidentes fatais no país crescem cada vez mais.

Para se ter uma ideia, com isolamento, causado pela pandemia do coronavírus, os incêndios subiram 60% somente no estado de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, isso tem acontecido, claro, principalmente por causa de acidentes domésticos relacionados ao uso do fogão e álcool em gel.

Muitas pessoas esquecem que a prevenção e combate a incêndios deve começar por elas, não deixando tomadas sobrecarregadas ou líquidos inflamáveis perto do fogo.

A sobrecarga de tomadas também tem sido motivo de incêndios, dos menores aos mais graves. Afinal, as pessoas tem passado muito mais tempo em casa. Não é à toa que a mesma pesquisa da Zurich aponta que o incêndio é o tipo de sinistro mais temido pelas pequenas e médias empresas brasileiras. 

A melhor forma de evitar acidentes é tomando cuidados específicos de prevenção e cumprindo normas e legislações já pré-estabelecidas.

Dicas de prevenção e combate a incêndios

Antes de mais nada, para preservar vidas é importante ter consciência de que você também é responsável pela sua segurança de dos outros à sua volta. Além, é claro, de seguir algumas regras básicas de prevenção, como as descritas abaixo.

Em casa:

  • Mantenha o seu sistema elétrico com a manutenção em dia. Procure um eletricista de confiança para que ele possa fazer uma revisão periódica das tomadas e conexões em todos os ambientes;
  • Evite sobrecarregar tomadas com auxílio de adaptadores – opte por sempre utilizar um equipamento em cada tomada;
  • Evite o contato de líquidos inflamáveis com faíscas de cigarro ou fogão;
  • Fume sempre no local onde isso é permitido e jogue as bitucas em um lixo apropriado;

Residências e ambientes empresariais:

  • Aposte em um sistema de combate a incêndio de qualidade;
  • Instale os equipamentos, como extintores e sprinklrs, da forma correta e de acordo com as normas pré-estabelecidas;
  • Lembre-se de que os extintores devem estar sempre fixados em locais de fácil acesso;
  • Mantenha a manutenção dos extintores em dia, garantindo que estejam devidamente carregados.

E você, qual medida de prevenção e combate a incêndio tem tomado para cuidar de sua família e colegas de trabalho?

WhatsApp chat