Para que serve o extintor com água pressurizada?

Que os extintores de incêndio são indispensáveis para combater com muito mais eficiência os acidentes todos sabem. Mas, você sabe para que serve o extintor com água pressurizada?

Atualmente, há diversos equipamentos no mercado, separados por categorias que determinam o tipo de incêndio que o agente extintor é capaz de combater. Ou seja, os modelos têm aplicações específicas para cada tipo de material.

O extintor com água pressurizada combate incêndios Classe A. Disponível na versão 10 e 75 litros, é obrigatório em grande parte das edificações.

No caso do extintor com água pressurizada, que é um bom exemplo de variedade, o agente extintor é considerado “mais neutro” e pode ser utilizado em diferentes locais, sendo ideal para combater o fogo ainda na fase inicial.

Como funciona o extintor com água pressurizada?

O extintor de água pressurizada atua diretamente no combate a incêndios Classe A, se unindo a outros quatro tipos de equipamentos. Essa classe de incêndio é conhecida por englobar todos os tipos de materiais sólidos:

  • Tecidos;
  • Estofamento;
  • Papel;
  • Madeira;
  • Sólidos em geral.

Apesar de combater o mesmo tipo de fogo e serem similares, há diferenças sensíveis entre esses quatro tipos de extintores.

As variações podem ser vistas, especialmente, no que se refere ao agente e sua composição, o grande responsável por eliminar as chamas, que pode ser água, pó químico seco, CO2, halons ou pó especial.

O extintor de água pressurizada, mais especificamente, é bastante eficiente quando aplicado diretamente sobre as chamas. Assim, é obrigatório em grande parte das edificações comerciais, industriais e residenciais. 

A praticidade, aliada ao fato de que a água presente no equipamento tem capacidade para agir diretamente e resfriar o fogo, abafando-o rapidamente, os tornam um item fundamental.

Por isso, é essencial que a manutenção esteja sempre em dia a fim de garantir que o equipamento esteja funcionando perfeitamente, especialmente em casos de incêndios.

Cuidados com a utilização do extintor com água pressurizada

Apesar de tamanha eficácia, sua utilização requer alguns cuidados. Assim, é fundamental que este tipo de extintor seja utilizado apenas em incêndios Classe A e sobre os elementos certos. 

Caso contrário, é bem possível que o agente cause efeito reverso e piore, ainda mais, a situação. Em equipamentos elétricos, por exemplo, a água deve conduzir mais energia e espalhar as chamas de maneira ainda mais agressiva e perigosa. 

O mesmo acontece em incêndios classe D, que engloba produtos e materiais com grande potencial de reação à água, como combustíveis e itens que pegam fogo facilmente.

Sistemas de combate a incêndio e os extintores

Todos os dias reforçamos para os nossos clientes a importância de um sistema de combate a incêndio eficaz e capaz de evitar que o fogo tome grandes proporções.

Para isso, é fundamental que o mesmo envolva equipamentos de qualidade e, especialmente, os itens corretos para cada situação. Assim, a presença de um profissional capacitado no projeto pode ser crucial e determinante para identificar os riscos potenciais e as necessidades de cada edificação.

Somos especialistas em sistemas de combate a incêndio, bem como tecnologias e equipamentos, oferecendo uma enorme variedade de extintores, equipamentos de proteção individual, hidrantes, mangueiras, sprinklers, entre outros.

Navegue pelo nosso site e entre em contato conosco.

WhatsApp chat