Incêndio de grandes proporções atinge galpão no RJ

INCENDIO GALPAO DUQUE DE CAXIAS

Na última semana de fevereiro um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão em Duque de Caxias, na baixada Fluminense. 

Bombeiros foram acionados logo pela manhã para combater as chamas em uma empresa de transportes de carga no bairro de Jardim Gramacho. O fogo, no entanto, foi controlado apenas após 11 horas de trabalho.

A agilidade no atendimento e acionamento do Corpo de Bombeiros foi certeira e evitou vítimas fatais. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. 

Como combater incêndios de grandes proporções

Localizado às margens de uma rodovia, o galpão ficou totalmente destruído pelo fogo, assim como a sua estrutura metálica. Apesar dos esforços dos bombeiros em combater as chamas, a cobertura do local também cedeu.

Incêndio de grandes proporções destruiu um galpão em Duque de Caxias.

Para controlar o incêndio as autoridades locais autorizaram o uso de uma retroescavadeira. O equipamento serviu para revirar os pontos controlados e evitar assim o surgimento de novos focos de fogo.

Ao todo, bombeiros de seis quartéis foram acionados, apoiados por funcionários da própria empresa. Eles trabalharam juntos, também, para transportar a carga que não foi atingida pelas chamas, evitando que o desastre fosse ainda maior.

De acordo com especialistas, a forma de combate a incêndios de grandes proporções pode variar, já que é preciso avaliar os materiais e equipamentos inflamáveis presentes no local do acidente para, enfim, pode avaliar e classificar o tipo de fogo.

Há, por exemplo, incêndios que não podem ser combatidos com água e outros que apenas cessam com pó químico. Assim, é fundamental conhecer o local para garantir maior eficácia no combate ao fogo.

Importância de um sistema de combate a incêndio

Felizmente o incêndio, neste caso, foi combatido rapidamente. Além de acionados imediatamente, os bombeiros contaram com o apoio de profissionais do próprio galpão no controle das chamas, o que facilitou todo o processo.

Ainda que as causas não tenham sido divulgadas, esse incêndio de grandes proporções serve como um alerta à proprietários de galpões e edificações e faz uma ressalva à importância de ter um sistema de combate a incêndio eficiente.

Com uma ação 100% preventiva, esses sistemas e equipamentos tem como objetivo salvar vidas e evitar que o fogo se espalhe ou novos acidentes aconteçam.

Além disso, são obrigatórios na maioria dos empreendimentos – lojas, multinacionais, galpões logísticos, shoppings centers, prédios comerciais e residenciais, escritórios, entre outros -, garantindo a segurança de todos que ali transitam.

Normas nacionais e internacionais estabelecem que a presença e funcionamento de sistemas de combate a incêndio são fundamentais para a aprovação de obras de médio ou grande porte. 

Em outras palavras, a ausência do mesmo permite que o Corpo de Bombeiros de cada estado aplique multas, interdite ou embargue a obra e até mesmo o empreendimento como um todo. A medida visa evitar que as construções sejam liberadas sem as ferramentas necessárias. 

Seu empreendimento está com os alvarás em dia e possui um sistema de combate a incêndio? Entre em contato com um de nossos especialistas para uma avaliação rápida.

Ainda que as causas não tenham sido divulgadas, esse incêndio de grandes proporções serve como um alerta à proprietários de galpões e edificações. Isso porque, 


WhatsApp chat