Importância da proteção passiva contra incêndio

Protecao passiva

Fundamentais para evitar a propagação do fogo, os sistemas de proteção passiva contra incêndio atuam de uma forma silenciosa e por trás dos bastidores, por isso, são pouco conhecidos do público em geral.

Mas não se engane, você com certeza já viu ou ouviu falar de algo relacionado a esse tipo de sistema. Isso porque, ele compreende toda a proteção estrutural em caso de incêndio. Atuando, assim, diretamente na prevenção do colapso de estruturas de concreto, aço, madeira, entre outras.

Ou seja, ele está relacionado aos materiais e estruturas de acabamento e revestimento. Sempre buscando garantir a adequação às normas e regras pré-estabelecidas, ele tem como objetivo limitar a propagação de chamas e emissão de fumaça por meio dos revestimento de piso, parede, forro e cobertura. 

Entre as soluções de proteção passiva contra incêndio, destacam-se as portas e paredes corta-fogo, shafts elétricos e hidráulicos, entre outros itens.

Além disso, os sistemas de separação de ambientes também fazem parte do sistema de proteção passiva contra incêndio. Dentre eles, destacam-se as portas e paredes corta-fogo, shafts elétricos e hidráulicos, entre outros itens.

Qual o objetivo de um sistema de proteção passiva contra incêndio?

Como são soluções incorporadas ao sistema construtivo de um edifício, esse tipo de proteção tem como objetivo confinar o potencial destrutivo. Especialmente porque são formados por um conjunto de materiais resistentes ao fogo.

Assim, de um modo geral, o sistema não prevê o combate ativo e, sim, a redução do avanço das chamas, calor, fumaça e até gases quentes em estruturas como prédios, galpões, indústrias e centros comerciais.

A ideia é que as edificações estejam protegidas para garantir uma evacuação mais segura, impactando diretamente no número de vítimas fatais e feridos. 

Afinal, o materiais utilizados na proteção passiva contra incêndio resistem ao fogo por um determinado período de tempo. Além, é claro, de vedar as aberturas onde passam as instalações elétricas e hidráulicas.

Vale a pena o investimento?

Apesar de um investimento inicial maior, como o sistema prevê um combate mais efetivo, há uma maior preservação do patrimônio como um todo e, consequentemente, menos perdas financeiras em caso de incêndio.

Em outras palavras: sim, vale a pena cada centavo gasto na instalação desse tipo de solução. Isso porque, confere uma segurança ainda maior no futuro, especialmente em locais onde há uma grande circulação de pessoas ou manuseio de compostos químicos e inflamáveis.

Como instalar equipamentos de proteção passiva contra incêndio?

Assim como em todos os sistemas de combate e prevenção a incêndio, é necessário realizar uma análise estrutural antes de instalar qualquer equipamento ou material.

Isso porque, tudo depende do tipo da parede, tamanho da abertura, tipo de instalação (hidráulica ou elétrica) que passa por ela, entre outros detalhes.

Além de importante para saber exatamente qual o produto ideal para cada local, esse tipo de avaliação ajuda a garantir que todo o sistema de proteção seja implementado de forma segura. Assim, em caso de incidentes, as pessoas tenham a chance de escapar.

Cabe ressaltar, ainda, que os critérios de proteção variam de acordo com o tipo de edificação, assim como as normas de segurança. A quantidade de pessoas em seu interior, o tipo de trabalho realizado ou materiais utilizados e como tudo isso se relaciona com a edificação também devem ser levados em consideração na hora da instalação do sistema como um todo.

Assim, torna-se fundamental que a avaliação seja feita por um especialista certificado, a fim de garantir cada vez mais segurança ao ambiente. Por isso, não economize: procure ajuda de profissionais e Corpo de Bombeiros.

É importante, por fim, entender que o sistema de proteção passiva contra incêndio é apenas uma das modalidades necessárias para garantir a segurança como um todo.

É interessante investir, também, em sistemas de sinalização, equipamentos de proteção e soluções de combate ao fogo.

Tem dúvidas? Converse com nossos especialistas e descubra quais são os sistemas e materiais ideais para seu negócio!

WhatsApp chat