Conhecimentos para combater princípio de incêndio

Combate a principio de incêndio

Entre março e abril, os casos de incêndio cresceram 60% somente no estado de São Paulo. Outras cidades, como Rio Branco e Rio de Janeiro também registraram aumento considerável neste período. O problema pode ser ainda maiores, já que as pessoas não sabem, de fato, como combater princípio de incêndio.

Isso porque, o Brasil não possui de um programa de educação preventiva para combater incêndios, como acontece em outros países, o que faz com que muitas vidas sejam perdidas por, simplesmente, não saberem como utilizar extintor. De acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras, cerca de 1 milhão de acidentes acontecem por ano, no Brasil, sendo 300 mil em crianças. 

Como combater princípio de incêndio

Você sabia que se uma panela pegar fogo, por exemplo, é preciso, em primeiro lugar, desligar o fogo? Nunca jogue água, especialmente se tiver óleo, já que ele pode se alastrar e causar queimaduras graves. 

Uma boa dica é utilizar as bocas de trás do fogão para cozinhar e ter em mãos um extintor classe K, específico para este tipo de fogo, especialmente se você trabalha com comida.

Outra situação bastante comum está relacionada a curto-circuitos em eletrodomésticos, instalações elétricas. TVs ou computadores. Neste caso, é preciso desligar a energia imediatamente e não jogar. Para combater o incêndio, basta utilizar extintores comuns, de classe C.

Além disso, é claro, a boa e velha recomendação de não usar várias tomadas em uma única régua de extensão. Lembre-se: quanto mais fios juntos, mais perigoso!

Incêndios em automóveis

Algumas medidas podem ajudar a combater princípio de incêndio e salvar vidas!

Incêndios em automóveis também são comuns – mais do que imaginamos! Se estiver em chamas, desligue o carro, saia imediatamente e o abandone. 

No entanto, se for um princípio de incêndio, causado pela fiação, motor ou qualquer outro problema, o ideal é estacionar em um local seguro e desligar o carro para cortar a corrente elétrica. 

Depois disso, basta retirar o extintor de incêndio do suporte, romper o lacre, destravar a válvula e se posicionar a favor do vento, direcionando o equipamento para o motor. Mas, lembre-se: não abra todo o capô, basta uma pequena fresta para que o fogo seja extinto de forma segura.

Depois de abafar o fogo, abra cuidadosamente o capô e continue descarregando a carga do extintor até o fim, movimentando o pulso para a esquerda e para direita. 

Apesar de úteis, as dicas acima devem ser utilizadas apenas em casos de extrema necessidade. O ideal, é claro, é que a prevenção seja sempre priorizada, de modo que todos os riscos sejam eliminados antes que possam surgir.

WhatsApp chat