Ação rápida evita que incêndio na Viradouro se transforme em tragédia

Na Cidade do Samba, na Gamboa, a ação rápida do Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio na Viradouro se transformasse em uma tragédia ainda maior.
Crédito: Carnavalesco

Há alguns dias, um incêndio atingiu o galpão da campeã do carnaval carioca deste ano. Na Cidade do Samba, na Gamboa, a ação rápida do Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio na Viradouro se transformasse em uma tragédia ainda maior.

De acordo com o órgão, a central dos bombeiros disponibilizou um carro-pipa para ajudar no combate às chamas destruíram o terceiro andar da escola, onde funcionavam a área administrativa e a diretoria. 

Felizmente, devido ao isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, a escola estava sem atividades. Apenas três funcionários, que acionaram a brigada de incêndio, estavam no local.

A Viradouro, aliás, conta com um andar inteiro apenas para confeccionar máscaras de proteção contra a Covid-19, que não foi afetado. O almoxarifado e o barracão ao lado, da União da Ilha, não foram atingidos. Apesar da ação rápida, a escola perdeu, também um carro inteiro e metade de um tripé.

Incêndio na Viradouro não foi o único

No final do ano passado, o barracão usado pela Império Serrano também foi atingido por um incêndio. Na época, o fogo se iniciou em um carro alegórico durante o processo de desmontagem da estrutura. Apesar de não ter feridos, devido à quantidade de fumaça, uma creche próxima ao local precisou ser esvaziada às pressas. 

Ainda na Cidade do Samba, em 2011, quatro dos 14 barracões sofreram com incêndio. Portela, União da Ilha do Governador e Grande Rio, além da Liesa, administradora do local, sucumbiram às chamas que pareciam não ter fim. 

O acidente foi tão grave, que houve danos ao prédio, com a queda de uma parede lateral e o comprometimento de parte da estrutura superior. Assim, o Corpo de Bombeiros precisou mobilizar 39 carros de sete quartéis e 80 homens.

Além destes, pela cidade, são comuns casos de incêndio causados por curto-circuito, componentes químicos, entre outros.

Acidentes comprovam importância de um sistema de combate ao incêndio

O incêndio na Viradouro é apenas mais uma prova da importância de contar com o apoio de uma brigada de incêndio e, principalmente, ter um ambiente saudável e seguro.

Além disso, ter um sistema de combate à incêndio estruturado também comprova ser eficaz nestes casos, sendo fundamental para evitar que situações como essa se repitam e acidentes ainda piores aconteçam.

WhatsApp chat